Agência CLDF
A Polícia Militar do Distrito Federal celebrou nesta quarta-feira (15) seus 216 anos de história. Fundada em 1809, no Rio de Janeiro — então capital do país — a corporação foi homenageada em uma sessão solene promovida pela Câmara Legislativa do DF.
O evento reuniu policiais militares, familiares, amigos e autoridades do Governo do Distrito Federal. Durante a cerimônia, a comandante da PMDF, coronel Ana Paula Barros Habka, parabenizou a instituição e destacou o papel fundamental da corporação na vida da população.
“A Polícia Militar está presente em todos os cantos, visível em sua farda, sempre pronta para servir. Só podemos ter qualidade de vida quando temos segurança para sair de casa, e é isso que a PMDF garante todos os dias. Meu compromisso é manter essa polícia cada vez mais moderna, preparada e, acima de tudo, mais humana”, afirmou.
Representando a Secretaria de Segurança Pública do DF, o coronel Angelis também fez questão de reconhecer a grandeza da PMDF. “O Distrito Federal tem uma população equivalente a um terço da de Portugal, e nosso efetivo policial corresponde ao de três estados do Nordeste. Somos uma grande força. A Polícia Militar do DF carrega uma responsabilidade estratégica enorme para o país”, declarou.
O subcomandante da PMDF, coronel Fabrício Boechat Camargos, chamou atenção para a importância de equipar bem os policiais. “Nosso objetivo, todos os dias, é garantir que os soldados estejam nas ruas com os recursos certos para cumprir sua missão com segurança e eficiência”, pontuou.
Já o chefe da Casa Militar do DF, coronel Nelson Pires Filho, foi direto ao homenagear os profissionais da corporação: “A nossa polícia está por toda parte, a todo momento. São verdadeiros heróis, trabalhando 24 horas por dia em prol da sociedade”.
Também presente, o secretário de Relações Parlamentares da Casa Civil, Maurício Antônio do Amaral Carvalho, valorizou a formação dos policiais do DF. “Ser policial aqui no Distrito Federal é sinônimo de responsabilidade e preparo. É uma formação que impacta diretamente na estabilidade e na ordem das nossas ruas”, disse.
Ao final da solenidade, policiais que se destacaram no exercício de suas funções receberam moções de louvor, em reconhecimento ao seu compromisso e dedicação.