Noventa dias após o início da restrição ao funcionamento de distribuidoras de bebidas no DF, os primeiros resultados mostram queda nos índices de violência, principalmente nos homicídios. A portaria conjunta nº 4/2025, em vigor desde 31 de março, limita o funcionamento desses locais das 6h à meia-noite — medida adotada após aumento de crimes durante a madrugada em bares e distribuidoras.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), o número de homicídios caiu de 64 para 49 entre o primeiro e o segundo trimestres de 2025, uma redução de 23%. Junho teve o menor número de homicídios desde 1977: apenas nove casos.
A queda foi ainda mais acentuada nos horários e locais diretamente afetados pela medida. Crimes entre 0h e 6h, por exemplo, diminuíram 66%. Distribuidoras que continuaram operando fora do horário permitido estão sendo investigadas.
Além dos homicídios, também houve redução de 13% nas ocorrências de perturbação do sossego no segundo trimestre, com destaque para junho, que registrou queda de 24%. A SSP-DF destaca que o uso excessivo de álcool em locais públicos costuma estar ligado a conflitos e agressões que, muitas vezes, acabam em tragédia.
Para reforçar a fiscalização, a Operação Noite Legal foi lançada com atuação conjunta das forças de segurança e da DF Legal entre meia-noite e 6h. Desde maio, 95 distribuidoras foram fechadas por descumprirem as regras.
A medida, segundo autoridades, faz parte de uma estratégia mais ampla baseada em dados, escuta da população e ações integradas para garantir mais segurança, ordem e qualidade de vida nas regiões do DF.