O Governo do Distrito Federal alcançou um marco importante na política pública de saúde com a expressiva redução de 88,2% no tempo de espera por atendimento oncológico. Em apenas três meses do programa “O Câncer Não Espera. O GDF também não”, o prazo médio para a primeira consulta caiu de 81 para 9,5 dias, consolidando um avanço significativo na atenção aos pacientes com diagnóstico de câncer.
Além da queda no tempo de espera, a fila de pacientes também apresentou redução substancial. Em março de 2025, havia 889 pessoas aguardando consulta; hoje, são 194 — uma diminuição de 78%. No caso dos tratamentos de radioterapia, o tempo de espera caiu de 87 para 34,9 dias, o que representa uma melhora de quase 60%. Desde o lançamento do programa, em julho, cerca de dois mil pacientes já iniciaram o tratamento.
O secretário de Saúde do DF, Juracy Lacerda, destacou que o resultado reflete uma decisão política do governo de priorizar a oncologia na rede pública. “O tempo é decisivo para quem enfrenta o câncer. Por isso, a determinação do governador Ibaneis Rocha e da vice-governadora Celina Leão foi acelerar os atendimentos e garantir respostas rápidas a quem mais precisa”, afirmou.
Para enfrentar o problema histórico das filas, o GDF adotou um conjunto de medidas estratégicas, como a contratação de serviços complementares na rede privada e o reforço da capacidade de atendimento da rede pública. Somente as instituições conveniadas já atenderam 386 pacientes até o início de outubro.
O programa também promoveu mudanças no fluxo de atendimento, otimizando o encaminhamento de pacientes pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A meta é tornar o processo mais ágil desde o diagnóstico até o início do tratamento.
De acordo com Gustavo Ribas, chefe da Assessoria de Política de Prevenção e Controle do Câncer (Asccan), o objetivo é garantir que os avanços sejam permanentes. “Estamos trabalhando para consolidar essa nova realidade na oncologia do DF e avançar ainda mais na radioterapia, garantindo eficiência e dignidade aos pacientes”, ressaltou.
Com o programa, o Governo do Distrito Federal reafirma seu compromisso com a vida, com a saúde pública e com a gestão eficiente dos recursos, demonstrando que a ação política pode e deve resultar em benefícios concretos para a população.
Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF.
