Samu ganha estrutura renovada para aperfeiçoar atendimento de urgência no DF

Date:

O Governo do Distrito Federal investiu na modernização da estrutura responsável pela formação dos profissionais que atuam na linha de frente dos atendimentos de urgência e emergência. Nesta terça-feira (23), foi entregue a reforma do Núcleo de Educação em Urgência (NEU), unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-DF) localizada no Parque de Apoio da Secretaria de Saúde (SES-DF), no Guará. A cerimônia de reabertura contou com a participação da governadora Celina Leão.

Com aporte de R$ 575 mil, o espaço foi completamente revitalizado para oferecer melhores condições de ensino, treinamento e aperfeiçoamento dos servidores. A obra incluiu a troca dos pisos, instalação de divisórias em drywall, reforma dos banheiros, climatização dos ambientes e ampliação da estrutura destinada às atividades pedagógicas, com auditório, sala de reuniões, área para instrutores, além de uma copa integrada ao espaço de convivência e descanso. As intervenções contemplaram todos os ambientes da unidade.

A governadora Celina Leão destacou que o fortalecimento da saúde pública passa pela valorização e pela preparação permanente dos profissionais responsáveis pelo atendimento à população. “Capacitar os servidores é uma das formas mais importantes de investir na qualidade do serviço público. O Samu atende pessoas em momentos extremamente delicados, quando cada segundo faz diferença. Quanto mais preparados estiverem os profissionais, maior será a eficiência do atendimento prestado à população. O Samu é acionado justamente nas situações de urgência e emergência, quando a população mais precisa. Por isso, investir em treinamento é investir em vidas”, afirmou.

O Núcleo de Educação em Urgência funciona desde 2006 e é referência na formação continuada dos profissionais do Samu. Além dos cursos de atualização técnica, o espaço desenvolve projetos de pesquisa e abriga o Projeto Samuzinho, iniciativa que leva noções de primeiros socorros para estudantes e orienta a população sobre o acionamento correto do serviço de emergência.

Com a reforma, a unidade amplia sua capacidade de formação não apenas dos socorristas do Samu, mas também dos servidores de diferentes áreas da Secretaria de Saúde. Os novos ambientes foram planejados para integrar atividades teóricas e práticas, acompanhando as atuais necessidades pedagógicas da rede pública.

A nova estrutura permitirá ampliar as atividades de simulação realística, metodologia que reproduz situações semelhantes aos cenários de alta complexidade enfrentados diariamente pelas equipes de resgate nas ruas. O objetivo é aprimorar protocolos, fortalecer a integração entre os profissionais e aumentar a segurança durante os atendimentos, refletindo diretamente na qualidade da assistência prestada à população.

Segundo o secretário de Saúde, Juracy Lacerda, a rotina enfrentada pelos socorristas exige aperfeiçoamento permanente. “O trabalho no Samu exige preparo técnico, equilíbrio emocional e rapidez nas decisões. A rotina é marcada por muita pressão e cada minuto pode fazer diferença para salvar uma vida. O treinamento contínuo é indispensável para que as equipes estejam prontas para atuar em qualquer cenário, oferecendo um atendimento cada vez mais eficiente à população”, destacou.

Os números mostram a dimensão do serviço prestado no Distrito Federal. Apenas entre janeiro e março deste ano, o Samu realizou 83.925 atendimentos, evidenciando a importância da atualização constante das equipes que atuam no atendimento pré-hospitalar.

Para a enfermeira-chefe do NEU, Carolina Cunha, a reforma cria condições mais adequadas para o desenvolvimento das atividades práticas. Segundo ela, a substituição das antigas divisórias por drywall garantiu isolamento acústico entre as salas, tornando os treinamentos ainda mais eficientes e favorecendo as simulações realizadas simultaneamente. “O novo espaço proporciona ambientes mais funcionais para as simulações, favorecendo o aprendizado e aproximando os treinamentos da realidade encontrada nas ruas. Aqui é o local onde os profissionais podem aprender, errar, corrigir procedimentos e aperfeiçoar técnicas antes de atender os pacientes. Isso permite que as equipes ganhem ainda mais confiança para atuar nas ocorrências”, explicou.

Ela também destacou que a educação permanente tem impacto direto na assistência oferecida à população. “Cada treinamento realizado aqui representa mais preparo para enfrentar situações críticas. O conhecimento adquirido dentro da sala de aula é levado para o atendimento, refletindo em mais segurança tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Investir na formação dos servidores influencia diretamente a qualidade do serviço prestado à população.”

Com os novos ambientes, o Núcleo de Educação em Urgência amplia sua capacidade de formação e passa a atender de forma ainda mais eficiente os servidores da Secretaria de Saúde, fortalecendo a política de educação permanente. A estrutura possibilita a ampliação das simulações realísticas e integra ensino teórico e treinamento prático, contribuindo para elevar a qualidade dos serviços de urgência e emergência e produzindo reflexos imediatos na assistência oferecida aos pacientes do Distrito Federal.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

COMPAERTILHE:

Popular

Mais lidas
Relacionado

Emater-DF prorroga concurso e mantém possibilidade de convocar aprovados até 2030

  Os candidatos aprovados no concurso público da Empresa de...

Drones ajudam a mapear e eliminar criadouros do Aedes aegypti no Distrito Federal

A tecnologia tem se tornado uma importante aliada no...

Operação social integra programação do GDF na Sua Porta no Plano Piloto

O Governo do Distrito Federal iniciou, na segunda-feira (22),...

Inteligência compartilhada une CEB IPes e PMDF no combate ao furto de cabos

O furto de cabos da rede de iluminação pública...