A circulação dos primeiros ônibus elétricos do transporte público do Distrito Federal começou nesta quarta-feira (24), inaugurando uma nova etapa na renovação da frota da capital. Os 12 veículos iniciais já estão em operação em linhas que partem da Rodoviária do Plano Piloto e fazem parte do conjunto de 90 coletivos adquiridos para ampliar o uso de tecnologia limpa no sistema.
Antes de iniciarem o atendimento aos passageiros, os ônibus passaram pelos procedimentos exigidos para entrar em operação, como licenciamento, emplacamento, vistorias técnicas, cadastramento e instalação dos equipamentos de validação das passagens.
Neste primeiro momento, os veículos atendem às linhas 109.3, 109.4, 108.5 e 0.110, que ligam a região central da cidade à Esplanada dos Ministérios, ao Setor de Autarquias Sul, à Rodoferroviária e à Universidade de Brasília (UnB). As quatro rotas concentram um fluxo diário estimado em 25 mil passageiros.
Segundo a secretária de Transporte e Mobilidade, Sandra Holanda, a entrada dos novos veículos será feita por etapas para garantir uma transição organizada. “Nossa prioridade é ampliar a oferta de um transporte mais moderno e eficiente sem comprometer a operação. Ao incorporar ônibus elétricos, o Distrito Federal reduz os impactos ambientais, investe em inovação e oferece mais qualidade para quem depende do transporte público todos os dias”, afirmou.
A frota foi importada da China pela empresa Piracicabana e, quando estiver totalmente em operação, atenderá aproximadamente 70 mil usuários por dia, distribuídos em cerca de 281 viagens diárias.
Além de não emitirem poluentes durante a circulação, os ônibus oferecem itens voltados ao conforto e à acessibilidade, como ar-condicionado, piso baixo, espaço adaptado para pessoas com deficiência e sistema interno de câmeras. O funcionamento com baixo nível de ruído também contribui para diminuir a poluição sonora nas áreas de maior circulação.
Com a implantação dos 90 veículos elétricos, a expectativa é evitar a emissão de aproximadamente 615 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) por mês. O impacto ambiental corresponde ao efeito proporcionado pelo plantio de mais de 120 mil árvores por ano, reforçando a estratégia do Governo do Distrito Federal de tornar o transporte coletivo mais sustentável.

