A cidade de Goiás recebe neste fim de semana (29 e 30/8) mais uma edição do Circuito das Cavalhadas, iniciativa do Governo de Goiás para preservar e fortalecer as tradições históricas do Estado. A encenação da batalha entre mouros e cristãos, que há mais de dois séculos integra a identidade cultural goiana, será realizada no Estádio Municipal Dr. Hélio de Loyola, a partir das 18h, com entrada gratuita.
O resgate da tradição na antiga capital reforça o compromisso do governo estadual com a valorização da cultura popular. Reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco, a cidade de Goiás preserva elementos arquitetônicos, religiosos e culturais que fazem das Cavalhadas um instrumento de promoção do turismo e de fortalecimento da economia local.
Ao longo da história, a festividade passou por períodos de interrupção, mas ganhou continuidade definitiva em 2022 com a ampliação do Circuito das Cavalhadas. Atualmente, o projeto reúne 15 municípios, com apoio financeiro e logístico da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Somente em 2025, foram destinados R$ 4 milhões para garantir infraestrutura adequada, como arquibancadas, banheiros, tendas e demais estruturas para receber a população com segurança e conforto.
Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, o evento reafirma a missão do governo de valorizar o patrimônio imaterial do povo goiano. “Retomar as Cavalhadas na cidade de Goiás e caminhar lado a lado com o povo vilaboense na realização desse festejo histórico é reafirmar que o Governo de Goiás tem como missão fortalecer nossas raízes e valorizar nossas tradições”, afirmou.
Com a realização em Goiás, o Circuito 2025 entra na reta final. O município é o 12º a promover a festa neste ano. As próximas edições estão previstas para Pilar de Goiás (6 e 7 de setembro), Corumbá de Goiás (5, 6 e 7 de setembro) e Silvânia (20 e 21 de setembro).