O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Saúde (SES-DF), reforçou o monitoramento e a atenção às unidades de saúde após o registro de dois casos suspeitos de intoxicação por metanol. Um deles foi descartado nesta segunda-feira (6), após exame laboratorial do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) apontar resultado “não detectado” para a substância em um paciente de 34 anos.
O segundo caso envolve um homem de 47 anos, atualmente internado no Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF). Ele permanece sob acompanhamento clínico, e, até o fim da tarde desta segunda-feira, não havia confirmação de intoxicação por metanol. O paciente, morador de Goiás, foi inicialmente atendido na UPA de Brazlândia, transferido para o Hospital Regional de Santa Maria e, posteriormente, encaminhado ao HBDF.
Segundo o subsecretário de Vigilância à Saúde da SES-DF, Fabiano dos Anjos Martins, o caso está sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar especializada. “Todos os casos suspeitos serão notificados e monitorados pela Secretaria de Saúde do DF, que é responsável pelo controle dessas ocorrências no território”, destacou.
A Secretaria também orienta que, em situações de suspeita de intoxicação por metanol, as unidades de saúde e profissionais façam contato imediato com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox), pelos telefones (61) 99288-9358 e 0800 644 6774, para receber orientações sobre o manejo clínico.
Com informações da Secretaria de Saúde do DF

