Nesta quarta-feira (8), a partir das 13h, o Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), coordena uma operação integrada de simulação de emergência no Aeroporto Internacional de Brasília – Presidente Juscelino Kubitschek (BSB). A iniciativa envolve diversas instituições de segurança e atendimento emergencial, com o objetivo de reforçar a articulação entre os órgãos e aprimorar os protocolos de resposta a incidentes aeronáuticos.
A ação se insere em uma estratégia mais ampla do GDF voltada à prevenção de riscos e à construção de um sistema de segurança pública mais ágil, eficiente e conectado. O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) será uma das principais forças mobilizadas, atuando com cerca de 40 militares e 10 viaturas especializadas, incluindo equipes de busca e salvamento, atendimento pré-hospitalar e aviação operacional.
O exercício envolverá simulações realistas de combate a incêndio, triagem e resgate de vítimas, além do controle do perímetro de segurança, com impacto temporário no tráfego nas imediações do aeroporto. A orientação oficial é para que passageiros com voos programados para o período se desloquem com antecedência, a fim de evitar transtornos.
De acordo com a SSP-DF, o simulado integra o calendário de treinamentos periódicos previsto nas diretrizes de segurança pública do DF, reforçando o compromisso do governo com a proteção da população e a capacidade de resposta em situações críticas.
Além de testar a efetividade das ações operacionais, a iniciativa visa promover a interoperabilidade entre os diversos órgãos envolvidos — um dos pilares da política pública de segurança integrada defendida pela atual gestão.

