Goiás inaugura primeiro laboratório de biossegurança nível 3 e amplia capacidade científica

Date:

Goiás dará um salto na pesquisa científica e na preparação para futuras emergências sanitárias com a inauguração, nesta sexta-feira (26), do primeiro Laboratório de Nível de Biossegurança 3 (NB3) do estado. A nova estrutura, instalada na Universidade Federal de Goiás (UFG), permitirá estudos com vírus, bactérias, fungos e outros agentes infecciosos de alto risco, ampliando a capacidade de resposta a surtos, epidemias e doenças emergentes.

O laboratório foi implantado no Centro Multiusuário de Pesquisa de Bioinsumos e Tecnologias em Saúde (CMBiotecs), vinculado ao Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG), com investimento de R$ 3,9 milhões da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg).

A nova unidade coloca Goiás em um novo patamar na produção científica ao oferecer uma estrutura de alta contenção biológica, permitindo que pesquisadores desenvolvam estudos que, até então, precisavam ser realizados em centros especializados de outros estados.

Além de fortalecer a pesquisa, o laboratório amplia as possibilidades de desenvolvimento de novas tecnologias voltadas à saúde pública, contribuindo para o diagnóstico, prevenção e enfrentamento de doenças que representam risco à população.

O presidente da Fapeg, Marcos Arriel, destaca que o investimento representa um avanço estratégico para a ciência goiana ao criar condições para o desenvolvimento de pesquisas de alto impacto e para a formação de novos pesquisadores.

A coordenadora do NB3 no IPTSP/UFG, Ana Paula Junqueira-Kipnis, ressalta que a ausência de um laboratório com esse nível de segurança limitava estudos sobre doenças como tuberculose, HIV, Covid-19, leishmaniose e infecções causadas por fungos e outros agentes biológicos. Com a nova estrutura, Goiás passa a reunir condições para ampliar significativamente a produção científica nessas áreas.

Outro diferencial do laboratório é o fortalecimento da capacidade do estado para responder rapidamente a futuras crises sanitárias. A estrutura permitirá maior agilidade na investigação de agentes infecciosos e no desenvolvimento de soluções científicas voltadas à proteção da saúde da população.

Antes da inauguração, o laboratório passou por rigoroso processo de avaliação e recebeu autorização de funcionamento da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), órgão responsável por certificar instalações destinadas ao manejo seguro de agentes biológicos de alto risco.

Serviço

Evento: Inauguração do Laboratório Multiusuário de Nível de Biossegurança 3 (NB3)

Data: 26 de junho de 2026

Horário: 9h

Local: Auditório do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP/UFG)

Endereço: Rua 235, Setor Leste Universitário, Goiânia (GO)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

COMPAERTILHE:

Popular

Mais lidas
Relacionado

Goiás avança na habitação e leva casas a custo zero para 167 municípios

O sonho da casa própria já virou realidade para...

BRB terá reforço de R$ 6,6 bilhões após sanção de Celina Leão

O Governo do Distrito Federal concluiu nesta quarta-feira (24)...