Governadora inaugura obras e reforça investimentos na infraestrutura do Sol Nascente

Date:

O Governo do Distrito Federal deu mais um passo na transformação do Sol Nascente/Pôr do Sol. Nesta quarta-feira (24), a governadora Celina Leão entregou um novo pacote de obras de infraestrutura em áreas do Trecho 1 e dos lotes 1 e 2 do Trecho 3, investimento de R$ 215 milhões que aproxima a cidade da conclusão do processo de urbanização.

As intervenções contemplam a implantação de redes de drenagem, pavimentação asfáltica, blocos intertravados e calçadas, melhorias voltadas para reduzir alagamentos, eliminar trechos de lama e poeira e garantir mais segurança para motoristas e pedestres.

Em discurso durante a entrega das obras, Celina Leão afirmou que o Sol Nascente está muito próximo de concluir um dos maiores processos de urbanização já realizados no Distrito Federal.

“Estamos chegando ao momento de concluir praticamente toda a urbanização do Sol Nascente. Depois desta entrega, restam apenas duas vias para fechar esse ciclo. Hoje a população já dispõe de importantes equipamentos públicos e de uma estrutura muito diferente daquela que existia há alguns anos”, afirmou.

A governadora também aproveitou o evento para atender uma reivindicação apresentada por um morador e confirmou que a região ganhará uma ciclovia. “Essa demanda será atendida. Vamos iniciar os encaminhamentos para que a obra comece o quanto antes”, garantiu.

Os investimentos foram distribuídos em diferentes frentes. No Trecho 1 e em parte do Trecho 3, foram aplicados R$ 80 milhões para executar 7.185 metros de redes de drenagem, 44.777 metros quadrados de pavimentação asfáltica, 88.517 metros quadrados de blocos intertravados e 77.148 metros quadrados de calçadas.

No Lote 1 do Trecho 3, os serviços receberam R$ 75 milhões e contemplaram a construção de 7.264 metros de drenagem, 57.003 metros quadrados de asfalto, 124.600 metros quadrados de pavimentação em blocos intertravados e 110 mil metros quadrados de calçadas. O Lote 2 contou com outros R$ 60 milhões destinados às obras de infraestrutura.

Segundo o secretário de Obras e Infraestrutura, Valter Casimiro, o volume de recursos destinados ao Sol Nascente demonstra a prioridade dada pelo GDF à região. “Os investimentos acumulados já alcançam quase R$ 600 milhões. As obras avançaram por diferentes trechos da cidade e permitiram levar infraestrutura para áreas que durante muitos anos aguardaram esse tipo de intervenção”, ressaltou.

Para o secretário, a transformação do Sol Nascente pode ser percebida tanto pelas melhorias na infraestrutura quanto pela ampliação dos serviços públicos disponíveis para a população. “Hoje o Sol Nascente conta com drenagem, equipamentos públicos e uma estrutura urbana que oferece muito mais qualidade de vida para quem mora aqui. A realidade da cidade é completamente diferente da que existia no passado”, observou.

Moradores que acompanham o crescimento da cidade afirmam que as mudanças já são percebidas na rotina da comunidade. A diarista Marlete Geralda de Brito, de 60 anos, diz que os problemas enfrentados durante anos ficaram para trás. “Antes enfrentávamos muitos transtornos quando chovia e também sofríamos com a poeira nos períodos de seca. Agora a rua está organizada e isso faz diferença para todos os moradores”, contou.

No comércio, a avaliação também é positiva. Proprietário de uma papelaria, Robério Júnior acredita que as obras estimulam novos investimentos e favorecem o desenvolvimento econômico da região. “Com ruas estruturadas e melhor acesso, o comércio ganha movimento e quem empreende passa a ter mais segurança para ampliar os investimentos. É um crescimento que beneficia toda a cidade”, avaliou.

Criado como região administrativa em 2019, o Sol Nascente/Pôr do Sol abriga mais de 95 mil moradores e vem recebendo uma série de investimentos em infraestrutura urbana, mobilidade e equipamentos públicos para ampliar a qualidade de vida da população.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

COMPAERTILHE:

Popular

Mais lidas
Relacionado

Goiás diminui imposto e fortalece exportação de feijão para outros estados

O Governo de Goiás deu mais um passo na...

Doze ônibus elétricos entram em operação e inauguram nova fase da mobilidade no DF

  A circulação dos primeiros ônibus elétricos do transporte público...

Carreta da Inclusão leva cidadania, tecnologia e atendimento especializado ao Paranoá

A população do Paranoá e do Itapoã recebe, nesta...

Sorteio da Nota Fiscal Goiana distribui R$ 1,2 milhão em prêmios

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da...