O Governo do Distrito Federal (GDF) deu início, neste sábado (27), às obras de pavimentação da VC-351, no Gama, um antigo pleito da comunidade local. A ordem de serviço foi assinada pelo governador Ibaneis Rocha em solenidade que reuniu autoridades e moradores da região.
A via, com 5,35 quilômetros de extensão, vai interligar a Ponte Alta Norte à Ponte Alta Sul, conectando a DF-180 à DF-475. O projeto pretende beneficiar diretamente cerca de 20 mil pessoas, além de facilitar o escoamento da produção rural e melhorar o acesso a chácaras, sítios, fazendas e condomínios.
O investimento é de aproximadamente R$ 13,3 milhões e inclui não apenas o asfaltamento, mas também terraplenagem, drenagem, obras complementares, sinalização horizontal e vertical, paisagismo e medidas ambientais para reduzir erosão e alagamentos. A nova pista terá 11 metros de largura, com duas faixas de rolamento de 3,5 metros e acostamentos de 2 metros.
Durante o evento, Ibaneis Rocha ressaltou o caráter histórico da obra. “Estamos tratando de mais de 40 anos de atraso em infraestrutura. Essa entrega representa dignidade e desenvolvimento para a região, e deve ser concluída já no próximo governo, com a Celina”, afirmou.
O governador também destacou que a pavimentação da VC-351 faz parte de um conjunto maior de intervenções que incluem a ligação do Gama ao polo empresarial da cidade. “É um passo importante para dar mais agilidade ao tráfego e impulsionar a economia rural e urbana”, completou.
A administradora regional do Gama, Joseane Feitosa, reforçou a relevância da obra, que chega às vésperas do aniversário da cidade. “É uma conquista para moradores, produtores rurais e até para estudantes, já que linhas de transporte escolar também serão beneficiadas”, destacou.
Os trabalhos, conduzidos pelo DER-DF, terão sinalização especial e redutores de velocidade para garantir a segurança de motoristas e operários durante a execução. Estão previstos ainda cerca de 100 empregos diretos, fomentando a economia local.
A iniciativa conta com recursos do GDF, do Banco do Brasil e de emendas parlamentares dos distritais Eduardo Pedrosa e Paula Belmonte, unindo esforços do Executivo e do Legislativo em benefício da comunidade.

