Políticas educacionais fazem Goiás reduzir em 44% o abandono escolar

Date:

Goiás segue consolidando avanços na educação pública. Dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados nesta sexta-feira (26/06) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram uma redução de 44% no abandono escolar do ensino médio da rede estadual entre 2022 e 2025.

A taxa caiu de 1,8% para apenas 1%, colocando Goiás com um índice inferior à metade da média nacional, que ficou em 2,2% no mesmo período.

Outro indicador que apresentou melhora significativa foi a reprovação escolar. Em três anos, o percentual caiu de 3% para 1,2%, uma redução de 60%. Já a distorção idade-série passou de 17,6% para 11,7%, uma queda de 33%, demonstrando que um número cada vez maior de estudantes está concluindo o ensino médio na idade adequada.

Para o governador Daniel Vilela, os resultados refletem o fortalecimento das políticas públicas voltadas à educação.

“Esses avanços mostram que a educação transforma vidas. Nosso compromisso é garantir que crianças, adolescentes e jovens permaneçam na escola, aprendam mais e tenham condições de construir um futuro com mais oportunidades”, afirmou.

Investimentos fortalecem a educação pública

Os indicadores acompanham uma política contínua de investimentos na rede estadual de ensino. Desde 2019, o Governo de Goiás já destinou mais de R$ 11 bilhões para obras, modernização das unidades escolares, aquisição de tecnologia, programas educacionais e valorização dos profissionais da educação.

Além da melhoria da infraestrutura, o Estado ampliou o acesso à tecnologia nas escolas com laboratórios móveis, conectividade, Chromebooks, notebooks, dispositivos inteligentes de leitura e equipamentos do Programa Conectar, reforçando o uso de recursos digitais no processo de ensino.

Também foram ampliadas iniciativas voltadas à permanência dos estudantes na escola, entre elas o Goiás Bem no Enem, GoiásTec, Centro de Mídias da Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA) a Distância e o Bolsa Estudo, que concede auxílio financeiro mensal a alunos do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental como incentivo à continuidade dos estudos e ao combate à evasão escolar.

Goiás lidera a educação no país

Os resultados do Censo Escolar reforçam o desempenho da educação goiana nos últimos anos. Atualmente, Goiás ocupa o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com média de 4,8 no Ensino Médio e 5,5 nos anos finais do Ensino Fundamental.

Os indicadores refletem uma estratégia baseada em investimentos permanentes, melhoria da infraestrutura escolar, ampliação do acesso à tecnologia, fortalecimento da gestão educacional e políticas voltadas para garantir que mais estudantes permaneçam na escola e concluam a educação básica na idade correta.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

COMPAERTILHE:

Popular

Mais lidas
Relacionado

Governo do DF entrega novas viaturas para ampliar ações de segurança

O Governo do Distrito Federal deu mais um passo...

Expediente em Goiás será alterado na segunda-feira devido ao jogo do Brasil

O jogo da Seleção Brasileira contra o Japão, pela...

Mudança de hábitos é a chave para reverter a pré-diabetes

A pré-diabetes é uma condição que serve de alerta...

Fiscalização da energia elétrica terá atuação mais próxima no Distrito Federal

  A fiscalização dos serviços de energia elétrica no Distrito...