O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), deu início à programação do Outubro Rosa com o lançamento do Protocolo e Linha de Cuidado do Goiás Todo Rosa, em solenidade realizada nesta segunda-feira (6/10), em Goiânia. A iniciativa consolida o compromisso da gestão estadual com a saúde da mulher e o fortalecimento da rede pública de atenção oncológica.
O novo protocolo visa organizar e qualificar o atendimento oncológico no estado, assegurando diagnóstico precoce, tratamento ágil e redução da mortalidade entre as mulheres goianas. A ação é mais um passo dentro da política pública estruturada pelo governo de Ronaldo Caiado, que tem priorizado investimentos e parcerias estratégicas na saúde preventiva.
O fortalecimento do Goiás Todo Rosa ganhou novo impulso em setembro, com a assinatura de um termo de cooperação entre a SES e o Instituto Natura, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O acordo garante apoio técnico e estratégico à ampliação do programa em todas as regiões do estado.
“Estamos lançando, neste Outubro Rosa, uma linha de cuidado que representa um marco para a saúde das mulheres goianas. Nosso objetivo é oferecer prevenção, diagnóstico e tratamento de forma integral. Já capacitamos mais de mil profissionais e ampliamos o acesso ao painel genético que permite identificar casos hereditários de câncer de mama e agir a tempo de prevenir”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos.
A líder de Saúde das Mulheres do Instituto Natura, Mariana Lourencinho, destacou a inovação trazida pela parceria. “Esse protocolo coloca Goiás na vanguarda da medicina preventiva. O rastreamento genético permite antecipar riscos e adotar medidas como a cirurgia redutora, a mesma que tornou conhecida a atriz Angelina Jolie. É um avanço que salva vidas.”
Goiás Todo Rosa: modelo nacional em prevenção
Criado em 2023, o Goiás Todo Rosa nasceu de um convênio entre a SES e a Universidade Federal de Goiás (UFG) e se tornou o primeiro programa estadual a oferecer, no Sistema Único de Saúde (SUS), o painel genético para câncer de mama e ovário hereditário.
Até agosto deste ano, foram realizados 571 exames genéticos, com 81 resultados positivos, permitindo estratégias personalizadas de prevenção e tratamento.
Segundo a reitora da UFG, Angelita Pereira, o projeto demonstra o potencial da integração entre ensino, pesquisa e política pública. “Mais de quinhentas mulheres já realizaram o exame, e 33% tiveram positividade, o que mostra a importância de transformar o conhecimento científico em benefício direto para a população”, destacou.
Desafios e resultados
O câncer de mama continua sendo a principal causa de morte por neoplasia entre mulheres no Brasil e em Goiás. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam 3.397 novos casos registrados no estado entre 2023 e 2025, com 1.717 óbitos no período.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, o diagnóstico precoce pode reduzir a mortalidade em até 45%, reforçando a importância do rastreamento. Goiás conta com 123 mamógrafos disponíveis pelo SUS e segue a orientação do Ministério da Saúde para exames bienais em mulheres de 40 a 74 anos. Entre 2023 e 2025, mais de 283 mil mamografias foram realizadas.
Mobilização estadual
Durante todo o mês de outubro, a SES promove uma série de ações de conscientização e atendimento em todas as regiões do estado. De 13 a 17 de outubro, será realizada a Semana de Mobilização, com atividades educativas e atendimentos nas policlínicas estaduais.
O Dia R, em 15 de outubro, vai mobilizar servidores e a população com o uso da cor rosa como símbolo de apoio à causa. No dia 23, será realizado um encontro técnico sobre rastreamento e diagnóstico precoce na Atenção Primária, no Hotel K, em Goiânia.
Além disso, prédios públicos em todo o estado estarão iluminados de rosa para reforçar a importância da prevenção.
Com o novo protocolo, o Governo de Goiás reafirma o compromisso de transformar a política de saúde da mulher em uma ação estruturante e permanente, que une ciência, gestão pública e cuidado humano para salvar vidas.

