Goiás segue consolidando avanços na educação pública. Dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados nesta sexta-feira (26/06) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostram uma redução de 44% no abandono escolar do ensino médio da rede estadual entre 2022 e 2025.
A taxa caiu de 1,8% para apenas 1%, colocando Goiás com um índice inferior à metade da média nacional, que ficou em 2,2% no mesmo período.
Outro indicador que apresentou melhora significativa foi a reprovação escolar. Em três anos, o percentual caiu de 3% para 1,2%, uma redução de 60%. Já a distorção idade-série passou de 17,6% para 11,7%, uma queda de 33%, demonstrando que um número cada vez maior de estudantes está concluindo o ensino médio na idade adequada.
Para o governador Daniel Vilela, os resultados refletem o fortalecimento das políticas públicas voltadas à educação.
“Esses avanços mostram que a educação transforma vidas. Nosso compromisso é garantir que crianças, adolescentes e jovens permaneçam na escola, aprendam mais e tenham condições de construir um futuro com mais oportunidades”, afirmou.
Investimentos fortalecem a educação pública
Os indicadores acompanham uma política contínua de investimentos na rede estadual de ensino. Desde 2019, o Governo de Goiás já destinou mais de R$ 11 bilhões para obras, modernização das unidades escolares, aquisição de tecnologia, programas educacionais e valorização dos profissionais da educação.
Além da melhoria da infraestrutura, o Estado ampliou o acesso à tecnologia nas escolas com laboratórios móveis, conectividade, Chromebooks, notebooks, dispositivos inteligentes de leitura e equipamentos do Programa Conectar, reforçando o uso de recursos digitais no processo de ensino.
Também foram ampliadas iniciativas voltadas à permanência dos estudantes na escola, entre elas o Goiás Bem no Enem, GoiásTec, Centro de Mídias da Educação, Educação de Jovens e Adultos (EJA) a Distância e o Bolsa Estudo, que concede auxílio financeiro mensal a alunos do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental como incentivo à continuidade dos estudos e ao combate à evasão escolar.
Goiás lidera a educação no país
Os resultados do Censo Escolar reforçam o desempenho da educação goiana nos últimos anos. Atualmente, Goiás ocupa o primeiro lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com média de 4,8 no Ensino Médio e 5,5 nos anos finais do Ensino Fundamental.
Os indicadores refletem uma estratégia baseada em investimentos permanentes, melhoria da infraestrutura escolar, ampliação do acesso à tecnologia, fortalecimento da gestão educacional e políticas voltadas para garantir que mais estudantes permaneçam na escola e concluam a educação básica na idade correta.

