O Governo de Goiás, por meio das secretarias da Segurança Pública (SSP-GO) e da Saúde (SES-GO), autuou 19 estabelecimentos durante operação integrada de combate à falsificação de bebidas em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Trindade.
A ação tem caráter preventivo e busca garantir a segurança da população após casos de contaminação por metanol registrados em outros estados. Até o momento, 30 locais foram fiscalizados, resultando na apreensão de 1.087 bebidas irregulares, 166 maços de cigarros sem registro, 49 alimentos vencidos e 33 caixas de fogos de artifício. Também foram coletadas 34 amostras para análise e abertos 30 procedimentos policiais.
Cinco pessoas foram conduzidas à delegacia e o Procon Goiás emitiu cinco advertências. A força-tarefa, que reúne Polícia Civil, Polícia Militar, Procon, Vigilância Sanitária e Suvisa, continuará atuando em bares, restaurantes e boates de cidades estratégicas.
Goiás registra cinco notificações de casos suspeitos de intoxicação por metanol — dois já descartados. Os três em investigação são de Itapaci, Formosa e Padre Bernardo. Todos os pacientes estão sob acompanhamento da SES-GO, que já dispõe do antídoto necessário para o tratamento e mantém o monitoramento contínuo junto ao Ministério da Saúde.


