O Governo do Distrito Federal consolidou mais um passo na ampliação da rede pública de saúde. Em reunião com o Ministério da Saúde nesta quinta-feira (9), foram definidos os detalhes técnicos e operacionais para a construção da nova Policlínica do Recanto das Emas, que será erguida na quadra 107 da região administrativa.
Com cerca de 3 mil metros quadrados de área construída, a unidade representará um investimento total de R$ 30 milhões, sendo R$ 17 milhões provenientes do programa federal Novo PAC e R$ 13 milhões de contrapartida do GDF. A execução ficará sob responsabilidade da Novacap, e o edital de licitação deve ser lançado nas próximas semanas.
A iniciativa integra o conjunto de ações estratégicas do governo local para descentralizar e fortalecer a rede de atenção especializada, ampliando o acesso aos serviços de média complexidade. A nova estrutura vai beneficiar não apenas os moradores do Recanto das Emas, mas também populações de Samambaia, Água Quente, parte do Gama e Ceilândia, além de atender a demanda de pacientes vindos do Entorno.
Com população superior a 148 mil habitantes, o Recanto das Emas é uma das regiões que mais crescem no DF, e a instalação da policlínica atende a uma demanda histórica da comunidade. O projeto integra a política do GDF de regionalizar o atendimento e reduzir o tempo de espera na rede pública, aproximando os serviços especializados da população.
Um novo encontro entre as equipes técnicas da Secretaria de Saúde do DF e do Ministério da Saúde está previsto para a próxima segunda-feira (13), quando será definido o cronograma final de execução das obras e etapas de implantação da unidade.
