GDF destaca fortalecimento do acolhimento a mulheres vítimas de violência no DF

Date:

 

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou, na última segunda-feira (11), uma sessão solene em reconhecimento ao programa “Não Temas, Maria”, iniciativa criada para ampliar o apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade. A cerimônia contou com a participação da governadora do DF, Celina Leão, além de representantes da Secretaria da Mulher e da Arquidiocese de Brasília.

O projeto foi desenvolvido por meio da parceria entre o Governo do Distrito Federal e a Arquidiocese, com foco no acolhimento, na orientação e no encaminhamento de vítimas de violência. A iniciativa também promove ações educativas e capacitações voltadas às comunidades religiosas para fortalecer o combate à violência contra a mulher.

Durante a solenidade, Celina Leão afirmou que o envolvimento das instituições religiosas tem ajudado a ampliar o alcance da rede de proteção no Distrito Federal. Segundo a governadora, discutir violência doméstica dentro das igrejas representa um avanço importante no enfrentamento do problema.

“Maria simboliza coragem, resistência e a capacidade de enfrentar dificuldades. A proteção às mulheres não pode ser uma tarefa exclusiva do Estado. É uma responsabilidade que precisa envolver toda a sociedade”, declarou.

A chefe do Executivo também alertou para os números relacionados à violência contra a mulher no DF. Conforme destacou, muitas vítimas não chegam a registrar ocorrência antes de sofrer crimes mais graves, o que reforça a importância de fortalecer os espaços de acolhimento e orientação.

“Muitas vezes, a mulher procura primeiro alguém da comunidade ou da igreja antes de buscar os órgãos oficiais. Por isso, essa rede de apoio é tão importante para salvar vidas e ajudar essas vítimas a romper o ciclo da violência”, afirmou Celina Leão.

Desde a implantação do programa, aproximadamente duas mil pessoas participaram das atividades promovidas pela iniciativa no Distrito Federal. Entre as ações desenvolvidas, estão encontros, treinamentos de lideranças religiosas e visitas técnicas aos equipamentos da Secretaria da Mulher.

O programa também implantou um protocolo conjunto de atendimento entre as instituições parceiras. A medida busca organizar o fluxo de acolhimento e garantir que os encaminhamentos realizados pelas comunidades religiosas sejam feitos de forma integrada com a rede especializada de atendimento.

A secretária da Mulher do DF, Giselle Ferreira, destacou que a união entre governo, Legislativo e instituições religiosas fortalece as políticas públicas de proteção às mulheres.

“Quando conseguimos oferecer apoio para que uma mulher saia de uma situação de violência, estamos protegendo famílias inteiras e construindo uma sociedade mais segura e humana”, disse.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

COMPAERTILHE:

Popular

Mais lidas
Relacionado

Posse do novo Conselho da Mulher marca reforço das políticas femininas no Distrito Federal

  A governadora Celina Leão deu posse, na quinta-feira (25),...

Consumidora de Anápolis conquista prêmio de R$ 50 mil na Nota Fiscal Goiana

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria da...

DF amplia rede de proteção às mulheres com nova Sala Lilás e expansão do Viva Flor

  O Distrito Federal amplia, a partir desta sexta-feira (26),...