“Goiás leva potencial turístico a feira internacional”

Date:

A presença de Goiás na Feira Internacional de Turismo (FIT 2025), em Buenos Aires, marca um movimento estratégico da gestão estadual para consolidar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico e social. A participação ocorre a convite da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), que selecionou apenas dois estados brasileiros para representarem o país no maior evento do setor na América Latina.

Entre os dias 27 e 30 de setembro, Goiás exibirá no Pavilhão Brasil suas principais rotas turísticas — Rio Araguaia, Chapada dos Veadeiros, Rota dos Pireneus, Região das Águas Quentes, Cristalina e Goiânia — reforçando o Mapa do Turismo como instrumento de planejamento e integração regional. Em outubro, o estado também será destaque na FIT Par, no Paraguai, dentro do Plano Brasis, que articula a inserção internacional do Brasil no mercado global do turismo.

Para o presidente da Goiás Turismo, Roberto Naves, a participação simboliza mais do que a promoção de destinos: representa um passo na diplomacia econômica do estado.
“Estar na FIT é mostrar ao mundo que Goiás tem potencial para atrair investimentos, gerar empregos e transformar sua vocação natural em oportunidades de futuro. Nosso objetivo é fortalecer a presença internacional do estado e ampliar as conexões estratégicas que garantam competitividade e desenvolvimento sustentável”, afirmou.

O Plano Brasis, da Embratur, orienta a política de internacionalização do turismo brasileiro para o período 2025-2027, com foco na diversificação de mercados, sustentabilidade e valorização de experiências autênticas. Ao integrar essa estratégia, Goiás se posiciona como parceiro ativo na agenda nacional, buscando não apenas ampliar o fluxo de visitantes estrangeiros, mas também fortalecer a economia regional e reduzir desigualdades.

A FIT é considerada a principal vitrine do turismo latino-americano, reunindo governos, empresas e lideranças do setor em rodadas de negócios e debates sobre inovação, conectividade e sustentabilidade. Em 2024, o evento recebeu mais de 43 mil visitantes e, em 2025, deve superar esse número, consolidando-se como plataforma de geração de parcerias e novos investimentos.

Ao inserir Goiás nesse cenário, a atual gestão busca garantir que o turismo seja cada vez mais reconhecido como política de Estado, capaz de diversificar a economia, gerar emprego e projetar a imagem do estado no exterior.
“Mais do que divulgar nossos destinos, estamos abrindo portas para que Goiás conquiste protagonismo e fortaleça sua posição no mercado internacional. Essa é uma agenda que conecta turismo, desenvolvimento e diplomacia econômica”, reforçou Naves.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

COMPAERTILHE:

Popular

Mais lidas
Relacionado

GDF amplia programa habitacional com entrega de 256 apartamentos no Itapoã Parque

Depois de anos de espera, 256 famílias do Distrito...

Sonho da casa própria vira realidade para 256 famílias no DF

Mais 256 famílias começaram um novo ciclo neste sábado...

Políticas educacionais fazem Goiás reduzir em 44% o abandono escolar

Goiás segue consolidando avanços na educação pública. Dados da...

Governo do DF entrega novas viaturas para ampliar ações de segurança

O Governo do Distrito Federal deu mais um passo...