O Vale do Araguaia voltou a ser palco de esperança e perspectivas neste sábado (27/09), quando o vice-governador Daniel Vilela anunciou a criação de um grupo de trabalho voltado exclusivamente para a região. O anúncio aconteceu durante a abertura oficial do plantio de soja da safra 2025/2026, em Nova Crixás, em evento organizado pela Associação dos Produtores de Soja, Milho e Outros Grãos de Goiás (Aprosoja-GO).
A iniciativa pretende unir produtores, lideranças locais, entidades representativas e o poder público em uma mesma mesa, com um objetivo claro: ouvir quem vive na região, alinhar prioridades e garantir que o Vale do Araguaia avance como uma das principais fronteiras agrícolas do Brasil.
“Vamos transformar o Vale do Araguaia em potência agrícola, com planejamento conjunto, infraestrutura adequada e soluções para os gargalos de energia”, destacou Daniel, reforçando que o projeto é construído lado a lado com quem vive e trabalha no campo.
Além do apoio à produção, o vice-governador lembrou que as obras de infraestrutura são fundamentais para que a riqueza do Araguaia chegue a mais famílias. Ele citou a duplicação da GO-164 até São Miguel do Araguaia, a pavimentação da GO-336 e a ponte sobre o Rio Pintado, além do investimento de R$ 300 milhões previsto para a região da ponte do Cocalinho — considerado um dos projetos mais desafiadores e transformadores para a integração regional.
Um dos pontos mais sensíveis, segundo Daniel, é a energia elétrica, condição básica para que o desenvolvimento se consolide. Ele afirmou que o governo estadual cobra soluções imediatas da concessionária e já articula, junto ao Ministério de Minas e Energia, a inclusão do Vale do Araguaia no leilão do novo linhão previsto para outubro.
“Nosso compromisso é estar cada vez mais presentes no Vale do Araguaia, ouvindo, dialogando e atuando para garantir não só infraestrutura e produção, mas também segurança e qualidade de vida a quem escolhe essa terra para viver”, afirmou.
Hoje, Goiás ocupa o 3º lugar entre os maiores produtores de soja do país. Da última safra, que somou 20,75 milhões de toneladas, cerca de 10% nasceram no Araguaia. Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, esse é apenas o começo de uma transformação que já está em curso. “Essa parceria entre governo e setor produtivo já promove investimentos importantes que estão mudando a história do Vale do Araguaia”, disse.

