O governador Ronaldo Caiado deu início neste sábado (4/10) às obras de pavimentação da GO-147, rodovia que liga Bela Vista de Goiás a Silvânia. O trecho, de 46,3 quilômetros, inclui a construção de uma ponte de 50 metros sobre o Rio dos Bois e representa um investimento de R$ 152 milhões, provenientes do Fundeinfra.
O projeto faz parte de um conjunto de ações voltadas à melhoria da infraestrutura viária e ao fortalecimento do setor produtivo no estado. Segundo o governo, a pavimentação da rodovia atende a uma demanda antiga da população local, além de impulsionar a economia e facilitar o escoamento da produção agropecuária.
De acordo com o Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), responsável pela execução da obra em parceria com o governo estadual, a pavimentação beneficiará diretamente dez municípios e mais de 6,4 mil propriedades rurais. Os estudos apontam que, para cada real investido, haverá um retorno estimado de R$ 4,79 em receita bruta agropecuária, com o valor da produção subindo de R$ 1,4 bilhão para R$ 2,2 bilhões.
O vice-governador Daniel Vilela classificou o início das obras como um marco para a região. Ele destacou que a pavimentação deve ser concluída até o fim do próximo ano e trará ganhos de competitividade, redução de custos logísticos e melhores condições de tráfego.
Lideranças locais também comemoraram o início das intervenções. O prefeito de Bela Vista de Goiás, Eurípedes do Carmo, lembrou que a população aguardava a obra há mais de três décadas. Produtores rurais da região destacaram o impacto positivo da pavimentação na rotina do campo e no escoamento da produção.
A pavimentação da GO-147 integra um pacote de obras viárias executadas pelo Fundeinfra, em parceria com o Ifag, que inclui trechos das rodovias GO-180, GO-178 e GO-461. O objetivo é fortalecer a integração regional, otimizar o transporte de cargas e contribuir para o desenvolvimento econômico do interior goiano.
O presidente da Goinfra, Pedro Sales, destacou que as intervenções seguem uma estratégia de logística regional que deve aliviar o tráfego na capital, Goiânia, e favorecer o escoamento da produção no interior. Já o presidente da Faeg, José Mário Schreiner, ressaltou a agilidade na execução das obras, viabilizadas em prazos mais curtos em comparação aos modelos tradicionais de licitação.


