O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), lança, nesta segunda-feira (6/10), em Goiânia, o Protocolo e Linha de Cuidado do Câncer de Mama, marco que integra o programa Goiás Todo Rosa. A medida reforça o compromisso da gestão estadual em organizar e qualificar a rede de atenção oncológica, garantindo diagnóstico precoce, tratamento ágil e redução da mortalidade entre mulheres goianas.
A iniciativa soma-se ao fortalecimento do programa após a assinatura de termo de cooperação com o Instituto Natura, realizada em setembro no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O acordo garante apoio técnico e estratégico para ampliar a abrangência do programa em todas as regiões do estado.
Segundo o secretário de Saúde, Rasível Santos, o protocolo consolida a política pública do governo goiano no enfrentamento ao câncer de mama.
“Com o protocolo e a linha de cuidado, Goiás passa a ter uma rede estruturada, que acompanha a paciente desde a prevenção até o tratamento especializado. É um avanço que une ciência, gestão eficiente e compromisso com a vida das mulheres goianas”, destacou.
Criado em 2023, o Goiás Todo Rosa foi pioneiro no país ao ofertar pelo SUS o painel genético para cânceres de mama e ovário hereditários, em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). Desde então, já capacitou mais de 800 profissionais de saúde, produziu 25 videoaulas de educação permanente, realizou 571 exames genéticos e promoveu campanhas de conscientização que ampliaram a adesão às mamografias preventivas.
O governo reforça que os avanços alcançados refletem uma estratégia de longo prazo para transformar a prevenção e o tratamento do câncer de mama em política pública sólida, com resultados concretos para as mulheres em todo o estado.
Serviço:
Lançamento do Protocolo e Linha de Cuidado do Câncer de Mama em Goiás
Local: Hotel Transamerica – Órion Business, Setor Marista – Goiânia
Data: 6 de outubro
⏰ Horário: 8h30

