Brasília, 25 de setembro de 2025 – O Palácio do Buriti foi palco, nesta quinta-feira (25), de um momento simbólico para o setor produtivo do Distrito Federal. O Governo do DF entregou 182 escrituras e contratos dos programas Pró-DF II e Desenvolve-DF, beneficiando 212 imóveis em diversas regiões administrativas. Mais que papéis, os documentos representam o fim de décadas de incertezas e a conquista da tão esperada segurança jurídica para centenas de empresários e trabalhadores.
Ao lado de autoridades e representantes do setor, o governador Ibaneis Rocha destacou que a entrega consolida a política de regularização iniciada em sua gestão, colocando o Estado como parceiro do empreendedor.
“Hoje estamos virando uma página de injustiça histórica. Empresários que aguardavam há mais de 15 anos finalmente têm em mãos a segurança para expandir, investir e gerar empregos. É a vitória da perseverança e da confiança no futuro do DF”, afirmou.
Estabilidade e novos horizontes
A vice-governadora Celina Leão reforçou que a medida cria um ambiente de estabilidade para quem empreende:
“Regularizar é dar certeza ao empresário de que o terreno onde ele investe é, de fato, um espaço seguro. Isso fortalece o comércio, a indústria e garante mais oportunidades de trabalho para a nossa população”, destacou.
O diretor de Regularização Social e Desenvolvimento Econômico da Terracap, Leonardo Mundim, lembrou que muitos esperaram por mais de três décadas:
“Não estamos falando apenas de negócios, mas de famílias inteiras que dependem da sobrevivência dessas empresas. Agora, com a escritura na mão, eles podem buscar crédito, investir e crescer”, disse.
Uma luta de anos
O momento também foi de emoção para empresários que carregaram a luta no peito por anos. Antônio Benjamim Morais, o Samuca, dono de uma loja de materiais de construção em Santa Maria, emocionou os presentes ao relatar sua trajetória:
“São 23 anos de batalha. Houve dias em que precisei subir em trator para impedir que derrubassem minha empresa. Hoje, esse papel representa dignidade, respeito e futuro. É uma vitória para todos nós”, declarou, sob aplausos.
Avanços estruturais
A cerimônia marcou mais um passo da política de desburocratização do GDF. Desde 2019, já foram entregues 1.182 documentos, sendo 313 somente em 2025. No Desenvolve-DF, além da cessão dos lotes, os beneficiários têm dois anos de carência para iniciar o pagamento, em troca de compromissos de investimento e geração de empregos.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Thales Mendes, adiantou que outros 200 contratos já estão prontos:
“Vamos zerar a fila até o fim do ano. A regularização fortalece o setor produtivo e movimenta toda a nossa economia, mas também é um compromisso com a justiça social e com a história desses empreendedores”, afirmou.
Além da regularização, Mendes lembrou os programas de qualificação e inclusão produtiva, como o RenovaDF e o QualificaDF, além dos investimentos em infraestrutura nas Áreas de Desenvolvimento Econômico (ADEs) e dos recursos do FCO voltados ao DF.
Mais que economia, reconhecimento
Para o governo, a entrega é parte de um projeto maior de valorização do setor produtivo e do empreendedor local, que carrega nos ombros grande parte da geração de empregos. Para os empresários, é o reconhecimento de uma luta que atravessou governos, crises e obstáculos.
O gesto político ganha contornos humanos quando se observa que, por trás de cada escritura, há histórias de perseverança, medo, resistência e, finalmente, conquista.

